30-09-2025
O Professor Rodrigo Gonçalves e o Professor Manuel Gonçalves da Silva foram incluídos no ranking 2025 dos investigadores mais citados a nível mundial, disponibilizada pela Universidade de Stanford.
A NOVA FCT volta a destacar-se no ranking anual da Universidade de Stanford (EUA), que identifica os investigadores mais citados a nível mundial. Nesta última atualização, 12 cientistas da NOVA FCT integram o Top 100 000 global e 40 investigadores figuram entre os 2% mais influentes nas suas áreas científicas.
No total, 36 investigadores integram o ranking de carreira e 40 surgem no ranking anual, refletindo não só a consistência do impacto científico ao longo das suas trajetórias, mas também a vitalidade da produção científica recente.
A lista abrange praticamente todos os departamentos da NOVA FCT, cobrindo áreas tão diversas como materiais, física aplicada, biotecnologia, engenharia informática, ciências do ambiente, química e energia.
O estudo, coordenado por John Ioannidis (Stanford University), baseia-se nos dados da base de publicações Scopus e utiliza o índice composto (C-Score) que considera fatores como o número de citações, impacto da coautoria e posicionamento do investigador nas redes de colaboração científica.