O Mestrado Integrado em Engenharia Civil da FCT/UNL, com a duração de cinco anos lectivos (300 ECTS), destina-se a proporcionar a formação necessária ao exercício da profissão de Engenheiro Civil, nos moldes definidos pela Ordem dos Engenheiros.
O Mestrado Integrado em Engenharia Civil possibilita um vasto leque de saídas profissionais, permitindo o desempenho de funções em profissão liberal, em gabinetes de projecto, em firmas de construção e nos serviços da Administração Central e Local, em actividades ligadas ao projecto, concepção e execução de: edifícios, pontes, viadutos, fundações, infraestruturas hidráulicas, vias de comunicação, planos urbanísticos, recuperação do património edificado e reforço estrutural.
O Mestrado Integrado tem como objectivo potenciar as capacidades dos alunos para:
O ensino ministrado procura aliar uma formação sólida de base a uma abordagem rigorosa e actualizada das matérias de especialidade, de modo a fornecer aos alunos as ferramentas que lhes permitirão inserir-se com sucesso no mercado de trabalho. Assim, a par de matérias fundamentais de Engenharia Civil, nomeadamente:
São também leccionadas disciplinas de Matemática, Física, Desenho, Computação, Química, Geologia e Economia, conferindo uma formação alargada adequada ao perfil requerido para um Engenheiro Civil.
Após completarem os primeiros três anos (180 ECTS) do ciclo de estudos, os alunos receberão um diploma de Licenciado em Ciências de Engenharia Civil.
No último ano do ciclo de estudos, são oferecidos três perfis de especialização: Construção, Estruturas e Geotecnia. Os alunos terão de optar por um desses perfis, os quais incluem a elaboração de uma dissertação (30 ECTS), orientada por um docente da FCT/UNL, sobre um tema da especialidade respectiva.