Mestrado (2º ciclo) em Estruturas e Geotecnia

Mestrado em Engenharia Civil - Estruturas e Geotecnia

O Mestrado em Engenharia Civil - Estruturas e Geotecnia proporciona uma formação científica e aplicada da melhor qualidade no domínio das Estruturas e Geotecnia, dando cobertura a temas de desenvolvimento recente e a técnicas de engenharia civil económicas, seguras e inovadoras, complementada por duas disciplinas semestrais em domínios da construção civil em que se julga adequado conferir competências.

Os alunos, em ligação próxima com os docentes, beneficiam ainda da convivência com projectos de investigação que proporcionam a introdução de novos materiais estruturais e geotécnicos, de soluções por "smart structures", de mitigação activa de efeitos de acções ambientais severas, de estudo de infra-estruturas para TGV e de aplicações nas áreas sísmica, de dinâmica e de reparação de estruturas.

Atribui-se importância a aspectos profissionais enquadrados na nova regulamentação europeia, à capacidade de trabalhar em equipa, ao estímulo pela formação permanente e ao respeito por normas éticas e deontológicas.

Prevê-se, ainda, uma gestão dinâmica do curso que o ajuste sucessivamente a alterações do mercado de trabalho que justifiquem expansão ou alteração do plano curricular.

Saídas profissionais

As oportunidades de inserção em empresas de construção, em empresas de projectos de engenharia civil, admissão em laboratórios de estruturas e de geotecnia, a participação em estudos de ordenamento e de impacto ambiental das grandes obras de engenharia dependem de formação do tipo conferido aos alunos que concluam este mestrado.

Estudos de risco sísmico, projecto de pontes e barragens, obras de contenção de solos, túneis, aterros, infraestruturas portuárias são exemplos adicionais de projectos e obras carecendo da formação prevista para os diplomados neste mestrado.

Guia Informativo

Como candidatar-me