Faculdade

Rebocos de Terra

11-09-2018

Autores: Paulina Faria e José Lima
Formato: 14 x 24cm
Capa Mole; 128 páginas
Idioma: Português
ISBN: 978-989-8885-04-3

O terceiro volume da colecção Cadernos de Construção com Terra é dedicado aos Rebocos de Terra. A terra foi o primeiro material a ser utilizado na Antiguidade para a formulação de argamassas para a construção. Cerca de 17 % da população mundial habita em casas total ou parcialmente construídas com terra, sendo por isso reconhecida a importância deste material. No entanto, os rebocos de terra podem ser aplicados não só em edifícios com paredes de terra mas também em paredes de alvenaria de outros materiais, como sejam paredes antigas de alvenaria de pedra argamassada e paredes novas de alvenaria de tijolo, em obras de conservação, reabilitação e novas.

Neste livro, a designação “rebocos de terra” abrange os rebocos realizados maioritariamente com base em terra argilosa ou rebocos em cuja composição a terra desempenha um papel preponderante. O livro caderno trata dos rebocos de terra e das argamassas e acabamentos que os constituem e pretende ajudar o leitor a entender questões relativas à viabilidade de concepção, aplicação, reparação e substituição de rebocos. Procura ser esclarecedor para todos os leitores que queiram experimentar a aplicação de um reboco eco-eficiente: ecológico em termos de energia incorporada e com contributo para o conforto no interior dos edifícios, nomeadamente através da sua higroscopicidade.

Esta edição conta com o apoio da Direcção Regional de Cultura do Alentejo e com o apoio institucional da Associação Centro da Terra. Os estudos apresentados foram maioritariamente realizados nos Laboratórios do Departamento de Engenharia Civil da FCT NOVA, Caparica.

O livro vai ser apresentado publicamente:
- dia 14 de Setembro, pelas 17h, inserido na abertura do curso de Pós-graduação em Construção e Reabilitação Sustentável, no auditório da UNINOVA;
- no dia 18 de Outubro no Colóquio – DGPC/ICOMOS-PT "BOAS PRÁTICAS DE INTERVENÇÃO EM ARQUITECTURA CORRENTE", que decorre no Museu de Arte Popular, em Belém;
- no dia 11 de Outubro no Seminário Argamassas2018 no ITeCons em Coimbra.