Empreendedorismo da FCT NOVA

27-02-2023

No passado dia 24 de fevereiro, foram conhecidos os vencedores da Grande Finalíssima de Empreendedorismo da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA. A edição de 2023 permitiu a cerca de 1000 alunos, ao longo de cinco semanas e com o apoio de 22 professores e cerca de 50 mentores do ecossistema empresarial nacional, acelerar e materializar uma ideia numa solução de mercado.

Foram atribuídos prémios pelas empresas patrocinadoras que apoiaram o programa este ano.

A NTT DATA e a EY optaram pelo projeto de alunos de Engenharia Civil Volight Glass, que propõe um vidro inteligente que procura resolver a questão do excesso de incidência de luz. O vidro proposto consiste na junção de um vidro fotovoltaico e um smart glass – enquanto o fotovoltaico absorve a luz e transforma em energia, o smart glass adapta a opacidade do vidro consoante a luz projetada na janela. Esta solução não só substitui uma série de cortinas, como permite poupar na energia.