Faculdade

Conferência - Novas Abordagens sobre a Temática do Punçoamento em Lajes Fungiformes

01-02-2023

Decorreu no passado dia 31 de janeiro, pelas 18h, no Auditório da Região Sul da Ordem dos Engenheiros (OE), a conferência "Novas abordagens sobre a temática do punçoamento em lajes fungiformes”.

A utilização de estruturas em laje fungiforme tornou-se numa solução corrente nos últimos anos. Este facto deve-se fundamentalmente à sua simplicidade, economia e rapidez de execução, assim como à flexibilidade de utilização dos espaços construídos.

No entanto, o comportamento deste tipo de estruturas sob ação de cargas verticais e, em especial sísmicas, não é ainda completamente compreendido por parte da comunidade científica internacional, tendo nos últimos anos havido muita investigação e evolução de recomendações e regulamentos referentes a esta temática.

O evento contou com as presenças do Eng. Luís Machado – Presidente do Conselho Diretivo da Região Sul da OE, do Prof. Fernando F. S. Pinho – Coordenador do Conselho Regional Sul de Engenharia Civil da OE | FCT NOVA, da Prof.ª Carla Marchão – Vogal do Conselho Regional Sul de Engenharia Civil da OE | FCT NOVA, do Prof. Rui Marreiros | FCT NOVA e do Prof.  António Pinho Ramos | FCT NOVA.

Nesta conferência foram apresentados alguns dos trabalhos de investigação inovadores realizados nos últimos tempos sobre este tema, e as suas consequências na evolução da filosofia de verificação ao punçoamento na nova geração de Eurocódigos Estruturais.