Projecto Europeu - ReclyceSlab

14-12-2022

António Pinho Ramos, docente do Departamento de Engenharia Civil da NOVA School of Science and Technology e investigador do CERIS NOVA, lidera o Projecto Europeu ReclyceSlab, no âmbito do HORIZON-INFRA-2021-SERV-01-07, ERIES – Engineering Research Infrastructures for European Synergies.

Durante este projeto será levado a cabo o ensaio sísmico à escala real de um edifício de dois andares em laje fungiforme com capiteis, com a utilização de um betão feito com agregados grossos reciclados. Trata-se de um ensaio único a nível mundial, não só em termos de tamanho do modelo a ensaiar, como também dos materiais inovadores a utilizar.

O objetivo principal deste projeto é estudar o dimensionamento de estruturas mais seguras e eficientes estruturalmente, utilizando em simultâneo materiais mais sustentáveis e com uma utilização mais racional dos recursos naturais, reduzindo assim o impacto ambiental associado à indústria da construção.

Neste projeto para além na FCTNOVA, participam ainda o Politécnico de Milão, o Imperial College London, a Universidade Politécnica de Madrid, a Universidade Eslovaca de Tecnologia em Bratislava, assim como dois parceiros industriais: c5lab e Holcim.