Faculdade

Docentes do DEC integram equipa de coordenação de capítulo português em livro editado pelo ECCE

27-10-2022

Decorreu no passado dia 13 outubro de 2022, na Sede Nacional da Ordem dos Engenheiros (OE) em Lisboa, a apresentação do livro “Notes on the history of Civil Eengineering - Volume III” editado pelo European Council of Civil Engineers (ECCE), com particular destaque para o capítulo português, elaborado a partir dos contributos compilados pela Ordem dos Engenheiros (Membro do ECCE).

Este capítulo foi coordenado pelo Prof. Fernando Pinho (Docente do DEC FCT NOVA e Coordenador do Colégio Regional de Engenharia Civil da Região Sul da OE), pelo Prof. Válter Lúcio (Docente do DEC FCT NOVA e especialista em Estruturas pela OE) e pelo Prof. João Appleton (Sócio e Director Técnico da A2P Consult, Estudos e Projectos, Lda e especialista em Estruturas pela OE).

O livro é composto por contribuições de cinco países (Chipre, Estônia, Grécia, Itália, Portugal e Turquia), tendo a apresentação contado com a presença, entre outros, do Bastonário da OE, Eng. Fernando de Almeida Santos, do Presidente do ECCE (gravação prévia), Eng. Andreas Brandner, e do Prof. Humberto Varum, Presidente do Colégio Nacional de Engenharia Civil da OE.

O capítulo português apresenta um conjunto de projetos e obras e trabalhos de investigação realizados em Portugal nas três últimas décadas, sendo composto por 4 secções, das quais de destacam aqui:

- Rehabilitation of buildings in Portugal, in the last 30 years

- Buildings with masonry, reinforced concrete, steel and mixed material structures

- Bridges and special structures with reinforced concrete, steel and mixed material structures

- Scientific research in civil engineering carried out in Portugal

Mais informação aqui