Faculdade

Professores do DEC na lista dos investigadores mais citados a nível mundial

01-11-2021

A lista, conhecida como "World’s Top 2% Scientists list", resulta do estudo coordenado por John Ioannidis, professor da Universidade de Stanford. Nela estão identificados mais 100 mil investigadores influentes de 149 países, em 22 áreas científicas e 176 disciplinas, cujos trabalhos aceleraram o progresso e a produtividade nas suas áreas. Em Portugal, no total são nomeados 481 investigadores, 27 dos quais da FCT NOVA.

O estudo, agora atualizado e divulgado a 19 de outubro, resultou em duas listas com base em categorias distintas: impacto ao longo da carreira e impacto num único ano. O ranking teve como suporte a Scopus, uma base de dados online internacional de artigos científicos, e respetivas citações, em diversas tipologias, para jornais e revistas académicas.

Dos investigadores da FCT NOVA destacados pela Stanford, fazem parte os seguintes nomes: Ana Rita C. Duarte (Química), Elvira Fortunato (Ciência dos Materiais), Fernando C. Lidon (Ciências da Terra), Fernando Pina (Química), João Paulo G. Crespo (Química), João Aires de Sousa (Química), José L. Capelo (Química), José P.B. Mota (Química), José Paulo Sampaio (Ciências da Vida), Luís Caires (Informática), Luís M. Camarinha-Matos (Engenharia Eletrotécnica e de Computadores), Luís Moniz Pereira (Informática), Luís P. N. Rebelo (Química), Maria Ascensão Reis (Química), Marcos Raydan (Matemática), Manuel A. G. Silva (Engenharia Civil), Manuel D. Ortigueira (Engenharia Eletrotécnica e de Computadores), Manuel Nunes da Ponte (Química), Pedro Viana Baptista (Ciências da Vida), R. M. Miranda (Engenharia Mecânica e Industrial), Rodrigo Martins (Ciência dos Materiais), Ricardo Vigário (Física), Rita A. Ribeiro (Engenharia Eletrotécnica e de Computadores), Rodrigo Gonçalves (Engenharia Civil), Rui Oliveira (Química), Sónia A. C. Carabineiro (Química) e Svetlozar Velizarov (Química).

Font by: FCT NOVA website