O DEC tem celebrado diversos acordos com instituições de ensino universitário na Europa, e espera que as experiências Erasmus de todos os nossos estudantes sejam bem sucedidas e gratificantes.
Quando te candidatas a uma mobilidade Erasmus para Estudos, a primeira coisa a fazer é seleccionar as universidades de acolhimento (UA) a que te queres candidatar, dentro das Universidades com as quais o DEC tem um acordo Erasmus, e que tem o teu curso aconselhado. Só deves indicar UAs em que tenhas certeza que encontrarás boas equivalências para ti. O facto de termos estabelecido um acordo Erasmus com uma determinada Universidade, nem sempre significa que encontrarás boas equivalências para ti nessa universidade. Portanto, por exemplo, se apenas tens boas indicações para duas UAs, não deverás preencher a 3ª opção arbitrariamente, podendo ficar em branco. Se ficares colocado numa 3ª opção, depois não poderás candidatar-te numa 2ªfase, e se desistires dessa colocação fora do prazo indicado pela equipa Outgoing - DMIE, serás penalizado.
Como identificar se a UA oferece UCs (Unidades Curriculares = cadeiras) que te permitam solicitar equivalência posterior no curso em que estás inscrito na NOVA FCT?
Primeiro deves tentar identificar as UCs do teu curso na NOVA que terás conveniência em fazer no ano letivo e no semestre em que pretendes realizar a mobilidade Erasmus. Depois deves consultar os planos de estudos das UAs seleccionadas, e procurar aí UCs com designação, conteúdo programático e ECTS afins. Encontrarás abaixo um link para te ajudar a encontrar essas equivalências.
Nota que apenas podes creditar um máximo de 30 ECTS feitos num semestre Erasmus, e que a diferença negativa entre nº total de ECTS realizados em Erasmus e o nº total de ECTS a creditar na NOVA FCT não pode em regra exceder 1 ECTS (por exemplo, se apenas fizeres 18 ECTS em Erasmus, não poderás creditar mais de 19 ECTS na NOVA FCT).
Em casos de dúvida deves esclarecer com o Coordenador Erasmus ou com os Coordenadores dos respetivos cursos.
Na listagem online dos acordos em vigor, encontras diversos links úteis para a maioria das UA, que facilitam o processo de pesquisa dos locais onde podes encontrar os respetivos planos curriculares. Para algumas das UAs, são ainda disponibilizados links úteis com uma listagem de possíveis equivalências entre as UCs das UA e as UCs dos cursos do DEC. Esta listagem pode não estar atualizada e tem de ser verificada.
Na fase de pré-candidatura ainda não é necessário definir com rigor quais as UCs que se irão realizar na UA, mas convém ter já uma perspetiva sobre o assunto que garanta um mínimo de ECTS possíveis de realizar por equivalência. As UCs de Bloco Livre são sempre possíveis de integrar.
Toda a informação disponível sobre o processo de candidatura pode ser encontrada aqui:
O Coordenador Erasmus do DEC, junto do correspondente Coordenador do Curso, darão o apoio necessário para que seja identificada a instituição de acolhimento mais conveniente, assim como na identificação das disciplinas equivalentes entre cursos.
Esta informação não dispensa a consulta disponibilizada pela Equipa Outgoing - DMIE (Divisão de Mobilidade e Internacionalização do Ensino) -disponível aqui: Link