PROTEDES2019

25-11-2019

A Academia Militar, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e o Instituto Superior Técnico, em parceria com a Região Sul da Ordem dos Engenheiros, promovem a realização do PROTEDES - Seminário sobre Proteção de Infraestruturas Contra Explosões, que decorre no dia 29 de novembro, às 15h45, no auditório da Região Sul da Ordem dos Engenheiros.

A proliferação do terrorismo transnacional e o uso de explosivos improvisados por terroristas dão ênfase à proteção de infraestruturas, exigindo medidas de engenharia para mitigar esses efeitos. Por outro lado, os edifícios industriais, como refinarias, petroquímicas, fábricas de pirotecnia, etc., estão expostos a explosões acidentais devido a gases, poeiras e outros químicos explosivos. Assim, a capacidade de proteger as infraestruturas críticas e os recursos-chave é vital para a segurança nacional, saúde e segurança públicas, vitalidade económica e modo de vida.

O seminário PROTEDES 2019 adota uma abordagem integrada e multidimensional do problema. Serão apresentados trabalhos nas áreas de: robustez das estruturas sob explosões; proteção estrutural de edifícios sujeitos a explosões; reforço estrutural de edifícios para ações explosivas; e desenvolvimento de medidas de controlo de danos em edifícios sob explosão. Serão também abordados sistemas de demolição de edifícios com explosivos.

Os trabalhos a apresentar foram desenvolvidos no âmbito do projeto de investigação PROTEDES, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, e do projeto de investigação PRINSE, financiado pela NATO.

As inscrições são gratuitas.
Mais informações na página de divulgação da Ordem dos Engenheiros: