Faculdade

António José Correia Mineiro

Professor Catedrático Aposentado
Geotecnia, Planeamento e Transportes

Louvor n.º 86/2003. - O Prof. António José Correia Mineiro desempenhou nos últimos dois anos as funções de vice-reitor da UNL, após o desempenho das funções de pró-reitor em períodos vários nos três últimos reitorados, somando um total de mais de 12 anos.

Personalidade marcante como professor, como investigador e projectista, e como dirigente universitário, deixou um sulco indelével na vida da Universidade Nova de Lisboa. A ele se deve em grande parte o prestígio que a FCT alcançou na área da formação avançada em Geotecnia e a criação da licenciatura e do Departamento de Engenharia Civil.

À sua visão, sentido institucional e tenacidade se devem diversos avanços importantes no desenvolvimento físico da Universidade Nova, designadamente a expansão do Campus da Caparica de 17 ha para 53 ha, o desfecho do concurso para o novo plano urbanístico em 1992, a implementação nos últimos 10 anos desse novo plano naquele Campus, o importante movimento de terras que aí foi realizado, o ordenamento do Campus de Campolide, a construção da nova Reitoria em condições adversas e com custos bem controlados, e muitas outras intervenções importantes que não é possível aqui enumerar.

A tenacidade, o profissionalismo, a capacidade de liderança, a defesa rigorosa do interesse público e do controlo dos custos, a coragem frente às dificuldades e adversidades, a lealdade e nobreza de carácter, o estilo exigente e exemplar como professor, como engenheiro e como dirigente, fazem do Prof. António José Correia Mineiro uma referência na vida e para a História da UNL, que merecem o nosso reconhecimento e gratidão e que me cumpre registar através do presente louvor.

30 de Janeiro de 2003. - O Reitor, Luís Sousa Lobo.