Produção na construção com crescimento de 2,5% em 2020

12-01-2021

De acordo com a Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Publicas (AICCOPN), o sector da construção tem vindo a demonstrar uma elevada resiliência aos constrangimentos causados pela pandemia da Covid-19, com os principais indicadores, ao longo dos últimos meses, a “revelarem reiteradamente evoluções favoráveis”, tendo em consideração a quebra de cerca de 9,3% prevista para o PIB este ano em Portugal.

Quanto ao segmento da Engenharia Civil, a AICCOPN apurou crescimentos “relevantes” até ao final do mês de Novembro, quer ao nível dos concursos promovidos quer dos contractos de empreitada celebrados, com variações muito significativas, nomeadamente acima dos 20% no valor das obras promovidas, pelo que, tendo em consideração a duração prevista das obras, estima-se um crescimento de três por cento do valor bruto de produção do segmento, para 6.389 milhões de euros.

Espera-se que o Valor Bruto da Produção do sector registe um acréscimo de 2,5%, para 13.739 milhões de euros em 2020, superando as perspectivas de Junho, que, no cenário mais favorável, apontavam para um crescimento de 0,6% da produção, em linha com as estimativas da Comissão Europeia.

Ler noticia completa aqui