Faculdade

Presidente do DEC

Professor Corneliu Cismasiu
   

O ensino em Engenharia Civil da FCT/UNL destina-se a formar quadros técnicos habilitados a exercer com competência a profissão de Engenheiro Civil, a qual em geral se ocupa do projecto, execução, fiscalização, coordenação e controlo de obras como edifícios, instalações industriais, pontes, viadutos, estradas, caminhos de ferro, aeroportos, aproveitamentos hidráulicos e infra-estruturas diversas.

O ensino em Engenharia Civil na FCT/UNL incide essencialmente nas áreas de Estruturas, Construção e Geotecnia, procurando aliar uma formação sólida de base a uma abordagem rigorosa e actualizada das matérias de especialidade, de modo a fornecer aos alunos as ferramentas que lhes permitirão inserir-se com sucesso no mercado de trabalho. É ainda de referir que a Licenciatura está acreditada pela Ordem dos Engenheiros.

O plano curricular da Licenciatura assenta em unidades de crédito e confere aos alunos a possibilidade de participarem em programas de mobilidade no seio da União Europeia. O curso está organizado em dez semestres, havendo geralmente cinco unidades curriculares por semestre. As unidades curriculares distribuem-se pelas seguintes áreas científicas: Engenharia Civil, Ciências de Engenharia, Matemática, Física, Química, Informática, Ciências Sociais e Humanas, Arquitectura e Geologia. A formação de base é dada nos primeiros semestres com unidades curriculares das diferentes áreas acima indicadas, sendo a formação específica em Engenharia Civil ministrada principalmente nos últimos semestres.