Antigos alunos

 

 

"Escolhi Engenharia Civil porque na altura procurei um curso que me desse várias hipóteses no futuro. Somos muito novos quando temos de decidir o curso e a escolha errada, ou limitada, condiciona a nossa carreira, a nossa vida. Sabia que gostava de edifícios e perceber como eram construídos fascinava-me. A ideia foi: “Vou para Eng. Civil e se não gostar, posso sempre um dia mudar para outra área onde valorizam engenheiros.” O curso foi passando e fui gostando cada vez mais do que aprendia e fui consolidando a ideia que o que queria mesmo era direção de obra de edifícios. E assim foi! Durante 3 anos estive como adjunta de direcção de obra numa das grandes construtoras portuguesas. Infelizmente, com o mercado em baixo, e mantendo a paixão pelas obras, optei por fazer um MBA e hoje estou na Banca de Investimento na área de Project Finance, onde posso aliar os meus conhecimentos técnicos enquanto Engª Civil aos adquiridos na área financeira.


Não tenho duvidas que as bases sólidas adquiridas durante o curso e a minha experiencia em obra foram essenciais para o meu êxito no MBA e para a oportunidade que acabou por surgir."

Mariana Quintela de Saldanha Bleck, Associate na Espirito Santo Investment Bank

  

“Os conhecimentos que adquiri durante a minha Licenciatura em Eng.ª Civil na FCT/UNL, entre 1995 e 2000, conferiram-me as bases necessárias para o desenvolvimento e aperfeiçoamento do meu trabalho, com sucesso, tanto na área do Projeto de Estruturas e Fundações como na área da Construção. A vontade em expandir e consolidar os meus conhecimentos levou-me mais tarde, em 2007, a iniciar um Doutoramento nesta mesma Instituição, que terminei em 2011. Esta escolha foi feita tendo por base o reconhecimento que tenho por esta Escola e por todos os seus Professores, nomeadamente os do Departamento de Engenharia Civil, que agradeço, tanto pela sua disponibilidade como pela sua transmissão de conhecimentos. A FCT/UNL é uma escola moderna, reunindo todas as condições necessárias para um bom ensino da Engenharia Civil e que recomendo a todos aqueles interessados em adquirir uma formação sólida e consistente.”

Duarte Miguel Viúla Faria, Professor Auxiliar Convidado, FCT/UNL

 

“O curso de Civil da FCT/ UNL preparou-me de forma bastante abrangente para várias opções profissionais. Eu comecei por trabalhar em projecto, depois seguiu-se a direcção de obras e actualmente estou numa experiência internacional a fazer coordenação de projecto. Ao longo de toda a minha evolução profissional e das várias empresas por onde passei, senti-me sempre apoiada pelos conhecimentos técnicos e pelas experiências que os professores me passaram durante a minha passagem pela FCT.

Considero que apreendi bases técnicas e formas de raciocínio muito boas, permitindo-me evoluir no meu percurso profissional de forma muito mais rápida e consistente.”

Ana Sofia Cruz, Coordenadora de Projectos, Teixeira Duarte Brasil

 

"Após o secundário foi fácil fazer a escolha do novo rumo a seguir. A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, apresentava já em 2001 ótimas referências no ensino da Engenharia Civil e excelentes instalações para o efeito.


Ao fim de 12 anos concluo que foi uma ótima decisão. O curso de Engenharia Civil da FCT proporcionou-me excelentes conhecimentos técnicos e práticos. Durante os 5 anos de curso desenvolvi as minhas capacidades intelectuais e relacionais. Tive o privilégio de ser acompanhado por um corpo docente exigente que me permitiu ganhar competências para desenvolver projetos no qual fui premiado em concursos de excelência ao nível nacional na área da Engenharia Civil.


Hoje a minha vida profissional é marcada diariamente por vários momentos vividos no curso de Engenharia Civil da FCT e por todos os conhecimentos técnicos adquiridos. Toda a minha performance profissional só foi possível devido às bases que foram adquiridas durante os cinco anos e pelo relacionamento com o corpo docente."

Romeu Reguengo, Director Técnico e Comercial, Concremat-Prefabricação e Obras Gerais S.A.

 

"A FCT foi, sem dúvida, um factor decisivo na minha formação, quer a nível profissional quer a nível pessoal. A minha passagem pela FCT permitiu-me, entre outros, a aprendizagem sólida de matérias fundamentais, o desenvolvimento de actividades de investigação, publicação e presença em congressos internacionais e o estudo numa universidade estrangeira. Sempre com o rigor e companheirismo que lhe são característicos.


Encontrando-me hoje a trabalhar num gabinete de projecto na Alemanha, torna-se claro que o ensino de excelência da FCT é referência, não apenas a nível nacional, mas igualmente a nível internacional."


Tiago Silva de Carvalho, schlaich bergermann und partner, Stuttgart

 

"A procura de competências profissionais, valorização pessoal e articulação cognitiva levou-me a procurar uma Faculdade que aliasse as componentes teóricas e prática. Ao ingressar na FCT UNL e mediante a passagem das etapas do curso de Engenharia Civil no DEC não podia ter esperado melhor correspondência às minhas expectativas. O mestrado e a sua tese vieram aumentar o meu desejo de seguir na linha da investigação. Após 3 anos a trabalhar como bolseiro de projeto no LNEC ingressarei em breve num Doutoramento (tendo já ganho uma bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia) com o objetivo de contribuir para a evolução do conhecimento de argamassas para a nossa construção."

Sandro Botas, Bolseiro de Projeto FCT no LNEC

 


"Entrei para a FCT em 2003, ciente de ter feito uma boa escolha, mas longe de imaginar a importância que teria no desenrolar da minha vida futura e do meu início de carreira. Ao longo de cinco anos de uma formação variada, completa e rigorosa, foi-me incutido o espírito de trabalho, esforço, dedicação e suor. Aliás, a juntar a tudo isto, considero que a FCT proporcionou, adicionalmente, uma preparação transversal que me possibilita a participação em tarefas distintas, com diversas ferramentas; esta capacidade de adaptação devo-a, a meu ver, à preparação dada pelo corpo docente que tive oportunidade de conhecer neste período. Também não é possível dissociar a FCT do bom ambiente vivido durante o curso, que me possibilitam atualmente o contacto frequente com diversos colegas (entretanto amigos) e que me incentivam a visitar frequentemente o campus no sentido de rever pessoas e locais que tanto me ajudaram a passar bons momentos."


André Ramos, TiS.pt, Consultores em Transportes, Inovação e Sistemas, S.A.

  

“Ao escolher engenharia civil sempre sonhei em associar a criatividade e a vontade de criar algo ao conhecimento científico: Os cinco anos que estudei na FCT-UNL ensinaram-me e incentivaram-me a acreditar que os sonhos podem tornar-se realidade. Atualmente sou bolseira de investigação do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, onde desenvolvo diversas atividades relacionadas com o desenvolvimento científico, nomeadamente na temática da conservação e reabilitação de revestimentos de edifícios históricos e onde desenvolvo a parte experimental do meu doutoramento.”


Rita Santos, Bolseira de Investigação do LNEC e Doutoranda

  

“Após a conclusão do 1º Ciclo de estudos em Engenharia Civil, numa outra instituição de ensino superior, ingressei no mercado de trabalho e apercebi-me que a minha formação apresentava algumas lacunas. No ano letivo seguinte, ingressei no Mestrado de 2º Ciclo – Perfil de Estruturas e Geotecnia, onde me foi permitido consolidar e complementar a minha formação académica. Depois da conclusão do mestrado, obtive uma Bolsa de Doutoramento, sendo neste momento aluno do Programa Doutoral em Engenharia Civil da UNL.”

Micael Inácio, Bolseiro de Doutoramento, FCT/UNL

 

“O curso de Engenharia Civil na FCT permitiu-me obter conhecimentos de base adequados para o desenvolvimento da minha actividade profissional. Destaco no curso a multidisciplinaridade dos assuntos abordados que me permitiram uma melhor integração numa área tão específica como é a das pontes. O profissionalismo e disponibilidade dos docentes, durante e após a licenciatura, bem como o companheirismo dos colegas nesse percurso foram aspectos importantes que contribuíram em muito para a minha evolução em termos profissionais, pelo que a FCT foi a escolha mais acertada para a minha formação base.”


Tiago Rodrigues, Coordenador de Projectos no Departamento de Obras de Arte da EP – Estradas de Portugal, S.A.

 


"A minha entrada na FCT foi no ano lectivo 2007/2008 em Engenharia Civil, Mestrado em Estruturas e Geotecnia. A escolha foi feita com base na experiência da Faculdade na formação e ensino. Durante os 2 anos de Mestrado complementei o meu conhecimento de forma sólida e diversificada, adquirindo ferramentas práticas para a resolução de problemas de engenharia. Neste momento, fora do país e numa empresa de relevo mundial, sigo um percurso profissional que exige a aplicação dessas mesmas ferramentas diariamente. A exigência e o rigor absorvidos foram extremamente importantes na minha formação como profissional."

David Lucas, Leonhardt, Andrä und Partner, Stuttgart

 

“Fui aluna da FCT/UNL entre 2003 e 2009, ano em que conclui o Mestrado de 2º Ciclo em Reabilitação de Edifícios. Durante o último ano, no âmbito do convénio existente entre a FCT/UNL e o LNEC, tive a oportunidade de ingressar no mundo da investigação científica tendo a minha tese de mestrado sido realizada nesse ambiente. Finalizado o curso, tive uma pequena experiência na docência (noutra instituição) e posteriormente ingressei num projecto de investigação FCT no LNEC, no qual continuo a trabalhar. Embora considere que o curso de Engenharia Civil não esteja direccionado para a investigação, a minha passagem pela FCT/UNL com o apoio de alguns docentes acabou por conduzir-me a esta área e despertar em mim um interesse até então desconhecido.”

 Vânia Brito, Bolseira de Investigação FCT no LNEC

 

“A minha formação académica iniciou-se na FCT em 1997, tendo concluído o curso de Engenharia Civil em 2002.


 Foi um período de vasta aprendizagem que me preparou para enfrentar, todos os dias, os mais diversos desafios.


A interdisciplinaridade do curso de Engenharia Civil, bem como a exigência, o rigor, o profissionalismo e a qualidade de ensino do corpo docente da FCT e em particular do DEC veio a revelar-se imprescindível para uma formação sólida e estruturada que conduziu a uma preparação impar como técnica e permitiu a minha evolução profissional e pessoal.


Considero que a minha formação no DEC permitiu a aquisição de métodos de trabalho que me têm possibilitado construir um percurso profissional e académico sólido e com sucesso. Posso referir que a decisão de frequentar o curso de Engenharia Civil da FCT se revelou plenamente acertada, até porque a motivação e o bem-estar de uma pessoa depende muito daquilo que fazemos.


A todos que participaram e permitiram esta formação de excelência, o meu Muito Obrigada.”

Neuza Rodrigues, Departamento de Gestão de Conservação de Obras de Arte, Estradas de Portugal

 “Quando terminei o Mestrado em Engenharia Civil no ramo de Estruturas da FCT, para além da enorme satisfação que os anos de Faculdade me proporcionaram obtive o que um recém-licenciado procura, uma entrada imediata no mercado de trabalho. Apesar de ter estudado no ramo Estruturas, a minha ainda breve carreira profissional desenvolveu-se no ramo da Construção de uma forma muito positiva sobretudo devido à formação de base que sempre me permitiu ter as ferramentas necessárias para encontrar resoluções. Além disso a minha experiência internacional permitiu-me também verificar o nível de confiança na formação e profissionalismo dos alunos do Departamento de Engenharia Civil da FCT.”


Marta Luís, Departamento Técnico e  Comercial da Salini S.p.A (Itália).

 

 “Após finalizar a minha licenciatura em 2007, iniciei o meu percurso profissional como diretor de obra, cargo que assumi até 2010 em duas empresas diferentes. Durante este período trabalhei em várias zonas do país e em vários projectos simultâneos.

Em 2008 fiz uma pós-graduação em Reabilitação de Estruturas na Universidade do Minho em horário pós-laboral, e em 2010 decidi fazer um mestrado em Engenharia de Estruturas na Universidade de Manchester, em Inglaterra. Seguiu-se uma experiência profissional na Malásia e mais recentemente na Noruega, onde actualmente faço cálculo de estruturas offshore.


Durante o meu percurso académico e profissional pude aperceber-me da excelência do ensino na FCT. O nível de conhecimento que obtemos - somado a uma atitude pró-activa - prepara-nos tecnicamente para o mundo profissional. A exigência, o nível de ensino e a qualidade dos docentes são dos melhores que experienciei enquanto aluno.”

Pedro Miguel de Castro, Engenheiro de Estruturas, National Oilwell Varco, Noruega.

 

“O fascínio pela engenharia civil já vem desde os tempos de infância, tempos em que o desafio era manter em “pé” durante muito tempo os castelos de areia que ia construindo na praia. As frustrações dessa altura levaram-me a que, junto de familiares e amigos, tomasse a decisão de ir tirar o curso para FCT/UNL, onde encontrei resposta para grande parte das minhas questões; foi onde aprendi a engenharia com preciosismo e rigor. Na FCT/UNL fiz o mestrado em Análise De Comportamento Dinâmico De Pontes Pedonais, um tema que me abriu horizontes para uma outra vertente da engenharia: análise estocástica. Hoje, Técnico Superior de Observação de Estruturas (Controle de Segurança de Barragens) na Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB), uma das maiores barragens do mundo, sinto que a decisão que tomei ao ir para FCT/UNL foi plenamente acertada. O conhecimento que trago comigo para HCB é privilegiado e tudo isto devido à maneira sábia com que os meus professores me formaram. “

Nilton Leonardo Valentim, Técnico Superior de Observação de Estruturas (Controle de Segurança de Barragens), Moçambique.