Mestrado (2º ciclo) em Reabilitação de Edifícios

O Mestrado em Engenharia Civil – Reabilitação de Edifícios é novamente aberto no ano lectivo 2014/5 depois de ter estado encerrado durante alguns anos, o que se deve à alteração do paradigma do mercado da indústria em Portugal. Com efeito justifica-se presentemente a criação de uma especialização que antecipe a procura de técnicos na área da reabilitação que inevitavelmente irá suceder aquando da retoma do sector da construção (de forma semelhante à que ocorre na maior parte dos países europeus) e que ofereça aos interessados em melhorar as respectivas formações um curso orientado no sentido da evolução previsível do mercado.

 

Trata-se de antecipar as necessidades que deverão ser reais e que se situam numa sub-área tipicamente pouco considerada nas formações tradicionais. Por outro lado pretende-se contribuir para a formação ao longo da vida de muitos dos actuais licenciados.

 

A aparente contradição de se reactivar o curso numa fase de decréscimo do mercado é na realidade uma aposta estratégica de antecipação e de integração dos actuais desempregados, o que aliás parece ser confirmado pelo facto de o curso ter sido rapidamente acreditado pela A3ES em 2014 por um prazo de 5 anos referindo que “a estrutura do plano de estudos, as características do corpo docente, a investigação científica produzida pelos docentes e as condições físicas e os laboratórios disponíveis preenchem todas as condições necessárias e suficientes para a acreditação do ciclo de estudos”.

 

Mais informações no site do curso em  http://sites.fct.unl.pt/mestrado-engenharia-civil-reabilitacao-edificios/home